domingo, 3 de janeiro de 2016

Vamos refletir antes de sair postando tudo?


Bom, gente bonita, crítica e que gosta de refletir, aqui vai um daqueles meus textos que muitos acham chato e polêmico.

Está circulando na rede uma foto do Tammy no programa do Faustão e ao lado uma foto de uma mulher negra em vulnerabilidade social, puxando uma carroça com a qual ela coleta material para reciclar e com isso ela sobrevive e mantém sua família, sua aparência é notadamente pela foto de uma verdadeira sofredora. Não vou postar sua foto em respeito a ela não sei se em algum momento ela autorizou, Já o Tammy é figura pública.

Bom, aí tem uns dizeres na foto se referindo ao Faustão em seu programa assim: “O Faustão disse que "a" Tammy é guerreira por ter assumido que era gay para todo mundo, guerreira mesmo é essa mulher que luta com a vida para se sustentar e sustentar seus filhos. Quem acha curte e compartilha”

 Não preciso dizer que viralizou na internet. 

O interessante que essa polêmica partiu de uma jornalista que escreveu uma crônica e depois deu um depoimento na internet, eu não tive conhecimento disso, até que muitas pessoas com quem compartilho na rede social começaram a compartilhar a foto, e me incomodou muito, fui procurar mais a fundo acabei tendo acesso a um vídeo no Youtube, e em um trecho o que bastou para que eu nem terminasse de assistir o vídeo da jornalista da Ela dizia que guerreira era uma mulher que tirava o seio por causa de um câncer. Então para não querer ouvir mais absurdos parei.

 Aqui quero evidenciar alguns pontos de falso moralismo, preconceito e homofobia que passam despercebidos por muitos. Primeiro realmente Tammy não é "Guerreira" e sim Guerreiro, vamos fazer o favor de respeitar a identidade social que ele se identifica, e uma vez que ele se decidiu fazer a troca de sexo ele não é lésbica, ele é um homem transexual, quem tem alguma dúvida antes de qualquer comentário senso comum, faça uma pesquisa.

 Segundo, a mulher em vulnerabilidade social também não é uma guerreira, é uma lutadora sim, vítima da desigualdade social gritante em um sistema capitalista que precisa manter a miséria para que uma pequena parcela tenha altos lucros, ela é uma lutadora que sobrevive na miséria da desigualdade, é uma sofredora e jamais deveria ser usada como comparação nessa situação, quem fez isso deveria parar para pensar quais os motivos levaram aquela mulher e muitas outras pessoas a viverem nas mesmas condições que ela esta sobrevivendo não naturalizando, mas procurar meios de buscar uma transformação.

Pois com essa comparação a única coisa que fizeram foi "Naturalizar" a condição social em que aquela cidadã está vivendo. Terceiro, o que o Tammy fez com o corpo dele enquanto ainda estava na condição de mulher com sua namorada, e o quê a Gretchem fez, embora eu também acredite que seja uma objetificação do corpo da mulher, só diz respeito a elas e a mais ninguém. (Foi citado trabalhos que mãe e filha fizeram para público adulto).

Se somos contra, temos que levantar bandeira que empodere a mulher e mostre que ela é dona de seu corpo e ela faz com ele o que ela bem entender, e não o que a sociedade machista, moralista, patriarcal dite o que é certo ou errado. Devemos empoderar, dar autonomia para que deixe de ser objeto de poder masculino.

Quarto a mulher que é obrigada a fazer uma mastectômica ela não é guerreira por ter tirado o seio, mas por estar lutando contra um câncer, por não se entregar a essa doença cruel, sua família é guerreira por estar ao lado dela.

Quinto, precisamos saber que lésbicas, gays, transexuais, e toda comunidade LGBTS são sim guerreiros (as), e dizer que a condição do Tammy  é natural. 
O que não é natural é aceitar a miséria, naturalizar a condição da pobreza extrema como normal, como se uns nasceram para dar duro, ralar, que o homem nasceu pra ser “macho” e mulher pra se por no seu devido “lugar”, deixo claro que não faço defesa do Faustão e nem assisto seu programa.Mas tenho uma responsabilidade social e política de militância, feminista, com a população negra, e a comunidade LGBT que não poderia ficar calada.

Sexto fazer comparação com um transexual diminuindo seu sofrimento de viver em um corpo que ele não reconhece como seu, com outras situações dramáticas como a perversa vulnerabilidade social gritante em nossa sociedade, e que muitos só lembram dela para atacar grupos de minorias que não concordam, pois na verdade nunca fizeram nada para ao menos amenizar a dor dessas pessoas, e comparar com pessoas vitimas de CA, é no mínimo uma falta de sensibilidade, pois cada situação traz consigo seu drama particular e a comunidade LGBT deve ser respeitada, como as pessoas em vulnerabilidade social e os pacientes de CA. Todos os seres humanos devem ser respeitados e jamais usados como exemplo para atacar quem ou um grupo que você discorde por motivos morais, preconceituosos, e ainda levando outras pessoas através das redes sociais.

Pois bem, eu termino dizendo que Aberração é a forma que muitos veem o mundo, naturalizar a miséria, a desigualdade social, acreditar que sua transfobia, homofobia, é natural, que a miséria do mundo é natural, que comparar a dor de um paciente de CA para fundamentar o seu preconceito é natural é simplesmente um pensamento horroroso, cheio de ódio ao diferente.  

Espero que antes de desejar 2016 melhor, cheio de paz, amor a alguém reflita em seus preconceitos, para e procure se abrir para transformações. O ano só será melhor se as pessoas decidirem serem melhores.

Lúcia Goulart


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com a Lucia Goulart, não vou entrar no merito se a Tammy é guerreira ou a catadora de material para reciclagem é que é lutadora, o fato é que como sempre o Faustão fala merda mesmo o que esperar dum boçal daqueles ? o problema é as condiçoes da senhora lutadora e da Tammy homosexual não tem nada ver uma coisa com a outra ambas são lutadoras e guerreira sim dentro da perspectiva e contexto em que estão inseridas , ambas sofrem diariamente todos os tipos de dificuldades que suas suas condições de vida lhe impõem . Por isso ficar discutindo quem é guerreira e que não é sem analizar o metier de cada uma é bobagem , burrice e demagogia pura

    ResponderExcluir